Petrópolis: nosso “quintal imperial”, por Viviane

Sempre brinco com um casal de amigos que Petrópolis é praticamente o quintal da nossa casa, devido a proximidade (40 min de carro, partindo da minha casa). É uma cidade linda, fresca, gostosa de curtir e cheia de história.

Universidade Católica de Petrópolis – UCP e seu relógio de flores

27

26

Durante a graduação, fiz estágio no SESC Petrópolis, que ficava em frente ao Palácio de Cristal, e me familiarizei muito com a cidade. O ônibus que eu pegava (Viação TREL) ia pela estrada antiga de acesso, toda em paralelepípedo e curvas bem fechadas, que funciona até hoje. O pé da serra nesse sentido é Vila Inhomirim (Raiz da Serra).

Palácio de Cristal

24

Mas após a construção do caminho direto da BR 040, mesmo pagando o pedágio, tudo ficou mais simples e rápido. Nesse caso, o pé da serra é Xerém.Para quem vai de carro, não tem erro, é só seguir a BR 040 sentido Juiz de Fora. Saem ônibus de várias partes do RJ também, inclusive da Baixada Fluminense.

No meio da subida, tem um mirante onde os veículos param para fotos, o Mirante do Cristo. Se estiver fazendo um belo dia de sol, você poderá apreciar uma bela vista. Se for de ônibus, só vai olhar da janelinha mesmo…

   16

14

Você acessa a cidade com a vista do Palácio Quitandinha à esquerda e logo ao lado de um grande supermercado, do lado direito, fica a entrada para o Parque Cremerie, que é pequeno, porém bonito e bem cuidado, possibilitando fazer piquenique e com espaço para churrasqueiras – só tem que chegar cedo. Você pode tomar café na Padaria Cremerie, próxima ao Parque.

Caso queira e estiver com tempo, você também pode ir ao Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava. Não tem muitas atrações, mas é um bom espaço de lazer para as crianças. De quebra, você ainda pode ver o Castelo de Itaipava – o problema é que o retorno, quando fui, estava complicado e quase tivemos que pagar o pedágio, se não fosse por uma pequena abertura na lateral da pista.

18

Passeio imperdível também é o Museu Imperial e utilizar as charretes para conhecer a cidade, que ficam estacionadas na frente do museu. Um bom passeio para as famílias.

   4

É claro que Petrópolis tem muito mais a oferecer, principalmente em termos de gastronomia – bons bares e restaurantes ficam próximos da Praça da Liberdade, onde também ficam a Casa de Santos Dumont e o Museu de Cera de Petrópolis, inaugurado em 2011.

Você pode curtir um belo dia na cidade, caminhando por suas ruas ou até mesmo jogando boliche num fim de tarde, no Shopping ABC. Pode simplesmente fazer comprinhas na Rua Teresa ou visitar a Cervejaria Bohemia 🙂

Petrópolis também fica linda no mês de dezembro, com sua decoração natalina – nesse caso, vale a pena ir a noite, para ver a cidade toda iluminada! No Palácio de Cristal, nesse período, também tem uma feira natalina, além de concertos com bandas da cidade. E a Praça da Liberdade ganha uma decoração especial.

21

23

Natal Petrópolis

Então é só escolher o dia e aproveitar a cidade imperial!

Esse post foi publicado em Natal pelo Brasil, Petrópolis, Rio de Janeiro, Viagens de carro. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário