Eurotrip 2019: viajando sozinha

Olá pessoal! Acabo de retornar de mais uma eurotrip, bem desafiadora para mim: pela primeira vez, fui sozinha a um lugar nunca antes visitado, a Espanha. Organizei o roteiro com Madri e Barcelona, e Paris e Lisboa, destinos já comuns a minha rotina viajante. Cheguei a pensar na substituição de um destes últimos por Sevilha, mas considerei que seria mais confortável para mim nesse momento estar em alguns locais que já conhecia, até porque nunca são vistos com o mesmo olhar.

Foi uma experiência de descobertas e redescobertas, encontros e reencontros… Com o tempo a gente acaba reconhecendo nossos limites, e isso é fundamental. A frase que mais escutei foi: “nossa, você é uma mulher de coragem!”. Devemos ser mesmo bem corajosos, para enfrentarmos os desafios e superá-los.

Com essa viagem, repensei o meu próprio modo de viajar e destaco algumas questões:

1. Sinta-se confortável com suas escolhas: isso vai desde a escolha de seu destino quanto às atividades que você quer fazer. Se não gosta de museu, não vá porque disseram que você não pode perder. A viagem é sua, e você tem que se sentir confortável. E esteja aberta/o às oportunidades que possam surgir: eu mesma curti a noite lisboeta pela primeira vez, e até permaneci sozinha numa boate, experiência que amei;

2. Contrate profissionais, se desejar: contratei duas fotógrafas, em Paris e Barcelona, e não me arrependi. Eram brasileiras e foi muito bom saber um pouco do lugar sobre o olhar delas;

Paris

3. Viaje leve: meu Deus, porque eu mesma não segui essa dica! Nas próximas, vou fazer o exercício de apenas mala de mão! A praticidade é incrível e por não seguir esse conselho paguei 42€ de táxi em Barcelona, por conta do peso da mala+mochila+bolsa, quando gastaria 10% do valor num ônibus. Em Lisboa a mesma coisa, metro no aeroporto e eu pegando táxi por conta de bagagem 😒. Além disso, você não perde tempo esperando a mala na esteira, economizando minutos preciosos – isso quando a mesma não é extraviada, um terror!

4. Invista em acessórios: de todos os tipos. Echarpes, bijus, guarda chuva pequeno e um bom bastão de selfie são alguns exemplos. Viajar sozinha tem dessas coisas: e minhas fotos? Adquiri um bastão de selfie com tripé que me auxiliou em fotos bem bacanas, claro que olhando bem ao redor para montá-lo e dar aquela corridinha com o menor risco possível de ser roubada 😁

Montjuic – Barcelona

Lisboa

5. Caminhe, mas não esqueça do transporte público: caminhamos muito em nossas viagens, mas porque não utilizar o transporte público para deslocamentos? Acima de tudo, respeite seu corpinho, cuide dele rs. Quando cheguei em Madri não descansei e fui logo caminhar pela cidade. Resultado: dores e inchaço nos pés até o final da viagem. Depois usei muito transporte público e não me arrependi, sempre que possível utilizando ônibus, pois assim vejo a cidade. E sem malandragem galera, valide seus bilhetes/cartões, nada de andar “de graça” só porque não tem roleta/catraca nos ônibus. Em Madri, pela primeira vez em minhas viagens, fui surpreendida pelo fiscal, e fiquei ali, plena, com meu cartão validado certinho. Detalhe: Lisboa anos luz a frente das outras cidades, com aquele wi-fi maroto em toda rede de ônibus – confesso que já troquei de ônibus três vezes com o bilhete ilimitado de 24h só pra usar o wi-fi, quem nunca?! 😁

Plena, após a fiscalização no ônibus…

6. Em hipótese alguma viaje sem um cartão de crédito internacional desbloqueado: sempre desbloqueio duas bandeiras. No aeroporto de Orly – Paris sei que tem um atendente no guichê, mas exatamente na minha chegada o guichê estava fechado e todas as máquinas ali só aceitavam cartões. Comprei meu ticket com tranquilidade para o centro. Até poderia ter outras máquinas, mas lembra do “viaje leve”? Então, sem chance de ficar rodando aeroporto com mala pra procurar máquinas que aceitassem dinheiro.

Ressalto mais uma vez: respeite seus limites e seja feliz com suas escolhas. A viagem é sua, seja confiante. Nos próximos posts, vamos conversando mais sobre essa trip, ok?! Bjs e até!

Ah, não deixe de visitar o Instagram do blog: @deboapelomundoblog. Muitas fotos por lá 😍

Esse post foi publicado em Barcelona, Dicas gerais, Espanha, França, Lisboa, Madri, Paris, Pelo mundo, Portugal, Viajando sozinha. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Eurotrip 2019: viajando sozinha

  1. Helen disse:

    Essa experiência deve ter sido incrível. Estou adorando ler sobre os detalhes!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário